Menu

Image Map

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Cotyledon tomentosa e receitinha de recuperar suculenta com pragas nas raízes.

  Bom dia pessoal!

  Tenho deixado as postagens aqui no blog mais espaçadas, mas prometo não deixar de postar aqui, pois este cantinho é muito especial pra mim esquece-lo. E a plantinhas de hoje é a patinha de urso que é um charme com folhas pilosas e gordinhas.


  De tudo que tenho feito aqui no jardim, o que me dá mais prazer é ver as plantinhas respondendo aos tratamentos e o carinho, mesmo estando no inverno que será até 22 de setembro, uma estação que as plantas param seu crescimento e dão uma dormidinha, elas estão bem. Dos tratamentos que faço um deles é o uso de óleo mineral para cochonilhas de carapaça e também quando a praga é persistente o uso de um defensivo mais forte é necessário, mesmo muita gente torcendo o nariz, afinal os defensivos estão por toda parte até mesmo em nossa alimentação e é muito difícil fugir disso, e ainda morando em um pais que é campeão em uso de defensivos agrícolas.Não concordo com o uso indiscriminado dos defensivos, afinal é terrível á nossa saúde, mas as vezes é necessário, lamento!

  Como todas as plantinhas agora estão estagnadas por aqui, as novidades estão escassas, mas mesmo assim tenho sempre algo para falar das minha gurias e guris(cactos e suculentas).Elas cresceram bastante na estação quente e estão saudáveis apesar de ter enfrentado muitas pragas por aqui, como: cochonilhas de três tipos, pulgões, formigas e a tão danada tesourinha que de todas as tesourinha foi a pior tanto quanto a cochonilhas de raiz, veja neste post o que a tesourinha faz.

  E a tesourinha só parou depois do uso do Diazitop.

  Mas entre mortos e feridos salvaram-se todos!A vigilância é sempre o ponto crucial de se detectar qualquer problema a tempo, e isso eu faço muito bem.

  Umas das plantinhas que quero mostrar aqui é a Cotiledon tomentosa(Patinha de urso) que é uma plantinha nativa da áfrica e que se deu muito bem no Brasil, detalhe que é muito bom para nós colecionadores, assim podemos ter lindas plantas de outros lugares do mundo e que agregam positivamente a coleção.

  Pode chegar a 50 centímetros de altura e as folhinhas são o detalhe que diferencia esta suculenta de qualquer outra, lembram realmente uma patinha de urso e é tomentosa, ou seja, peludinha.
  Não gosta de água e não tolera geada, a minha está com 7 centímetros, é ainda uma menininha, espero que cresça e que futuramente eu possa mostrar ela aqui bem grandona e bonita.

  Meninas que adoram água da chuva e estão super bem são as bromélias que tem se multiplicado muito, adoro plantinhas que são fáceis de cultivar e não dão trabalho, acho que é o sonho de todo colecionador.

Cryptanthus bivittatus minor.

Cryptantus rariflora

Cryptantus zonatus zebrina.

  E aqui são produtinhos que eu uso para o combate de algumas pragas e doenças nos cactos e suculentas que vocês terão de ir no canal para ver o que uso, clique aqui para ver o vídeo.


Folhas da kalanchoe cheia de fungos.
Fiz o corte das folhas afetadas e não passei nada, somente está sendo exposto ao sol estes vasos.Resultado no canal.
Sedum morganium que replantei.
Jardineiras de echeverias pulidonis, black prince, fantome, francesco baldi, sedum bronze e mammilaria camptotricha.

Replantes destas minis que vão ficar gigantonas, kalanchoe violacea, crassula muscosa e kalanchoe sem ID.


  E uma receitinha que tem dado muto certo para cochonilhas nas raízes é a lavagem das raízes com detergente, enxaguando e repetindo a operação ensaboando novamente e deixando esta espuma toda nas raízes e passando canela para finalizar e replante normalmente sem regar no dia, espere para regar depois de 3 dias e bem pouco. Esta receitinha deu certo com meu echinopsis e já está se mostrando muito bom para estas da foto que também estavam com pragas nas raízes.

Echeveria purpusorum e echeveria "Doris taylor" com raízes ensaboadas.

Depois passar canela e replantar normalmente e regar somente depois de 3 dias.

Kalanchoe blosfeldiana comum com flores simples.

Kalanchoe blosfeldiana com flores dobradas.

O estresse da frio na graptopetalum francesco baldi.

Flor da pereskia grandifolia(Rose cactus).

Flor da schulumbergera truncata que se recuperou com uso de óleo mineral, tudo em vídeo no canal.

Flor de maio.

Flor de maio.

Eu e minhas plantinhas agradece a sua visita e não deixe de visitar o canal do blog no you tube

E se você tem Facebook participe do grupo clicando aqui! E compartilhe sua plantinha.


7 comentários:

  1. Adoro cactos e esses são muito bonitos :))

    Hoje: Adormeci num sonho de ternura

    Bjos
    Votos de uma óptimo Quinta-Feira

    ResponderExcluir
  2. Muito lindos e que boa receita e3ssa pra quem os precisa recuperar! Valeu ! Lindo fds! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Lindas suas suculentas, obrigada pelas dicas. Simone as minhas suculentas, acho que são as famosas Echeverias (comparando com suas foto) elas estão com cabinhos compridos e já não formam mais a flor por completo. Houve um tempo em que elas estavam maravilhosas. O que pode ser, eu nunca coloquei adubo por não saber qual seria o ideal. Você teria. alguma sugestão para me ajudar?.Estou com medo de perdê-las.Obrigada Simone. Um lindo fim de semana pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostra fofo lá no face para eu ver, me manda in-box,
      mas adiantando, elas depois de algum tempo precisam ser decapitadas, e adubo mensalmente 10-10-10 liquido serve, eu nem estou colocando adubo algum
      agora, elas são resistentes.Talvez precisa mesmo de corte.
      Beijão.

      Excluir
  4. Olá, Simone.Tudo bem? Ótimas dicas contra as pragas. Ja usei a técnica do detergente. Muito bom.
    Beijos, bom findi.

    ResponderExcluir
  5. Preciosos ejemplares los que nos muestras acompañados siempre de esos buenos consejos que nos aportas. Un abrazo

    ResponderExcluir
  6. The blog are the best that is extremely useful to keep.
    I can share the ideas of the future as this is really what I was looking for,
    I am very comfortable and pleased to come here. Thank you very much!
    หนังออนไลน์

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...