Menu

Image Map

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Transplantando suculentas e fruto da opuntia e uma curiosidade.

 
  Bom dia pessoal!

  Hoje é dia de compartilhar vídeo do meu canal do you tube publicado em 7 de março deste ano, para quem ainda não conhece dê uma passadinha lá.

  Foi dia de replante que fiz das mudinhas da echeveria pulidonis de semeadura para vasinhos individuais, trabalheira gente! Pois elas eram muito pequenininhas.

Fruto in natura da opuntia, em habitat litorâneo diferente do seu, mas totalmente adaptado.


 A kalanchoe colher de cobre que também fiz algumas mudinhas, foram replantadas, é fácil de  reproduzi-la, somente colhendo folhas maduras jovens e colocando no substrato que gera outra plantinha.

 E a curiosa aqui também trouxe um fruto de uma opuntia que colhi na praia para abrir com vocês.
Para mais detalhes vejam o vídeo abaixo e também visitem o canal que tem muita coisa legal para vocês.
Achando que pode disputar atenção com as sucus!!!
  E muitos replantes foram feitos este ano, as plantinhas estavam carecendo de um novo substrato e também eventos que são bastante chatos e que fazem parte, como pragas e queimaduras, na foto abaixo veja o que aconteceu nas minhas Hawortias, como o sol do outono não está nada de outono, mais parece verão, queimou estas Hawortias que eu tive de recolher para outro lugar e assim diminuir a perda.

 
   Retirei a mammillaria decipiens camptotricha do cavalo que era uma pitaya que também replantei e estão fofas e saudáveis, elas tem 6 centímetros de diâmetro, espinhos que recobrem totalmente o corpo globular. As flores são brancas, aparecendo quase todo o ano sem ter uma estação própria, pelo menos os meus estão sendo bem generosos, sei que alguns tem estações próprias para florirem e este talvez tenha a sua estação própria, mas por enquanto ele está florescendo todos os meses.




  A pitaya replantada, agora é só esperar para ver se nasce, para falar a verdade eu nem sei por que plantei ela, pois não gosto de plantas muito grandes, e já vi fotos dela na internet bem grande e comprida, mas vou deixar para mostrar á vocês.



  Abaixo, mudinhas de ephyphilum da cor pink que está uma novela, desta vez deu cochonilhas e elas estavam entre outras plantinhas qe não consegui a ver a tempo e estou tentando salvar. E também na foto os produtos que eu uso em minhas plantinhas, que é o Diazitop, água com detergente, e também uma produto natural Insetomix, basicamente é isso que eu uso quando aparece alguma praga nas minhas plantinhas, no mais o jeito é aceitar que as plantinhas também morrem e comprar uma nova.
  A lavagem dos potes para reaproveitar também são prática antiga minha, não dá para jogar fora vasos bons só por que deu alguma praga, eu lavo bem com espoja e detergente ou até mesmo sabão de barra e reutilizo.
   E um alerta que vale para quem usa defensivos, fungicidas etc...É o uso de EPI, como uso de máscara que eu tenho feito bastante uso ultimamente, não podemos arriscar inalar o cheiro do veneno, pois pode causar intoxicações.


  A prateleira onde fica a maior parte da coleção de plantinhas recebeu uma boa limpeza, retirando todos os vasos dela e varrendo a terra que vaza dos vasos, e remanejando os vasos novamente, não foi fácil, mas foi recompensador ver tudo limpinho.


    O sedum adolph que recebeu estes visitantes inesperados e que não deixei para contar história, foi dias antes da decapitação dele, que fiz em lua crescente e replantado dias depois que o sol apareceu e favoreceu a jardinagem, o vaso ficou um deslumbre.


Depois do replante, este vaso cheio arrasou.

O vaso que deixei para dar novas mudas nestes caules velhos.

  E os visitantes que sempre estão por aqui no cantinho OFF, são registrados muitas vezes na correria, pois nem sempre estou com o celular para registrar o momento, então estes são os que consegui, e que são lindos, sempre atraídos pelas flores, somente o visitante do cacto que encontrou um lugar inusitado para sentar.



Um lugar muito estranho para sentar e descansar, eita grilo maluco.

Nada a ver, mas de certa maneira a paixão vai para a cozinha.

  Neste vídeo falo de duas folhinhas que eu pensei ser nematóides, mas ao certo eu não posso afirmar, até por que as plantas podem ser atacadas por várias doenças e pragas, a principio pensei ser nematóides, depois infecção por vírus, mesmo assim não saberei, pois exige exame para confirmar, e eu acho um esforço demasiado e o que eu conseguir controlar com as receitinhas caseiras e alguns defensivos que eu uso já está de bom tamanho.

  As pragas e doenças sempre vão aterrorizar as plantinhas da mesma forma que aterroriza pessoas, afinal somos todos seres vivos e as plantas não fogem a regra.
  Simone Felic.

                   

18 comentários:

  1. Olá, Simone. Que bom pôr as mãos nas plantas e ver que o trabalho compensa. As suas prateleiras estão cheias de vida.

    ResponderExcluir
  2. Sempre legal passar aqui ,pois aprendemos! Gostei de ver teu cachorrinho disputando com a suculentaq,rs... beijos, chica, ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Simone
    Quanto tempo amiga, já estava com saudade de ver o seu amor pelas suas criações, é lindo ver o amor que tem pelas plantas. Varias lindas. Mãos abençoada. Eu apreendi muito com você, antes de conhecer as minhas plantas não duravam nada. Uma linda semana. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Simone, estava com saudade de você, quando tiver um tempinho, vou dar uma passadinha em seu canal e ver o que você est´aprontando por lá... Um xeru!

    Sandra
    https://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito trabalho e dedicação !!!!! Mas quanto prazer não é de ver crescer e florir suas lindas plantas !!!
    Uma boa terça para você !
    Bjs
    Anna

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Maravilhosa publicação. Adorei, como sempre :))

    Hoje:- Procurei os caminhos do mar...

    Bjos
    Votos de uma boa terça - Feira


    ResponderExcluir
  7. Muito lindas todas as suas plantinhas, Simone
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Simone
    Dia de muita atividade por aqui e o resultado são plantinhas lindas.Até o cão simpático encontrou seu espaço na foto.
    Beijos,boa tarde!

    ResponderExcluir
  9. Menina agora que o outono apareceu por aqui, a temperatura já caiu e o trabalho aqui nas plantas não param, várias mudas, transplantes e poda! E as visitas diminuíram um pouco!

    ResponderExcluir
  10. Buenos ejemplares nos muestras y cada vez soy más fan de tus vídeos ya que son muy útiles. La pena que no entiendo cosas. Un abrazo amiga

    ResponderExcluir
  11. Me encanta ver tu colección, es preciosa.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Você trata as suas plantas com amor. Por isso elas estão tão bonitas.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Olá Simone. Já estava com saudades de dar uma passadinha aqui no seu site e também no canal do youtube...é sempre bom estar por aqui e apreciar as suas postagens! Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, colega Simone!
    Muito bela a tua coleção, parabéns! :)
    Ei, moça!
    Tem postagem novinha no meu cantinho. Passe por lá pra espiar.
    Ficarei feliz com tua visitinha e comentário, sempre tão gentis.
    Abração pra você! :)

    ResponderExcluir
  15. Olá Simone.
    Gostei do post e adorei o cachorro!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Si, sempre tô indo lá no seu canal, adoro seus vídeos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pra vc pelo cuidado especial a essas lindas plantinhas
    Bjs querida e uma semana maravilhosa

    ResponderExcluir
  18. Comprei terra vegetal para plantar. E aproveitei um pouco dela para fazer um berçário. Duas folhinhas apresentaram o mesmo problema que as suas, desconfiada, as descartei (queimei antes). Porém, já havia usado o mesmo substrato (saco de 10 kg) para plantar muita coisa. Agora nem sei mais onde usei. Já foi! Se as plantinhas não se desenvolverem eu vou verificar as raízes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...