Menu

Image Map

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Euphorbia ferox.


  Bom dia pessoal!

  Hoje eu trago á você a euphorbia ferox, é um belo exemplar, que adquiri á alguns meses atrás, não lembro, facilmente confundida com cactos, as euphorbias são também um gênero que tem muitas espécies que podem ser facilmente encontradas em hipermercados de tão popular que são.
Euphorbia ferox, globular.
  Para um iniciante, as euphorbias são perfeitas, pois são facilmente propagáveis, de fácil manutenção e também não necessitam muitas regas.

  Muitas familiaridades com os cactos, mas não são cactos, elas são na maioria tóxicas, detalhe que deve ser levado em conta para se puder apreciar a planta sem contar com nenhum inconveniente acidente, pois causa alergias sérias.

  Quanto ao seu cultivo, gostam de sol e solo aerado, muito familiar também com os cactos, talvez por isso seja tão facilmente confundido

  Também conta com espinhos que são bem nocivos se não tomar cuidado no manuseio, na minha coleção conto com três exemplares que eu me lembre, um eu já mostrei que é a euphorbia aeruginosa que aproveito para mostra-lhes as flores que são super delicadas e muito, mas muito pequenas e no tom amarelo, que eu quase nem percebi.

  A euphorbia ferox de hoje é globular e é um pouco maior que uma moeda de um real, e forma família ao redor da planta, detalhe que eu adoro nas plantas de fácil cultivo como esta, pois para mim quanto menos fresca a planta for melhor, mesmo assim de vez em quando eu arrisco em alguns gêneros que são de difícil cultivo mesmo não tendo sucesso no cultivo só para ter o prazer de conhecer uma nova planta e poder falar um pouco da frescura dela.

  A euphorbia compreende uma variedade bastante grande de espécies como: euphorbia mili, muito comum em jardins públicos e muito usados para delimitar acessos, pois é bastante espinhenta e danosa, mas conta com flores delicadas que ao mesmo tempo servem de impedimento, servem para embelezar os jardins. Também tem a euphorbia trigona que vocês podem conferir aqui, costuma chama-lo de candelabro, é uma espécie que é facílima de cultivar, vejam o meu nesta postagem bem pequeno que ganhei de presente neste link aqui.

  Já retirei um muda da ferox para um mix de cactos e suculentas que vocês podem conferi no canal, lá tem postagens que não estou colocando aqui. Na hora da retirada ele soltou uma seiva leitosa que logo parou, e também não precisou passar nada para cicatrizar o ferimento, pois esta seiva leitosa forma uma ótima película depois de seca que impede a entrada de fungos e bactérias.

  E abaixo deixo também a floração da euphorbia aeruginosa que vocês podem conferir aquie como já fiz postagem dela segue o link para quem não viu dar uma espiadinha, a floração é na cor amarela e demora duas semanas para abrir totalmente, são mini flores que só chama atenção quando está no ápice da floração por serem tão pequenas.


Flores amarelas da euphorbia aeruginosa.

Sol intenso mas filtrado é essencial para sua floração, que deu início no fim do inverno.




                               E não esqueça de dar uma passadinha no canal clicando aqui.

11 comentários:

  1. Oi Simone, que lindas essas florezinhas! Um mimo de tão delicadas... A natureza é maravilhosa, uma planta com tantos espinhos e tão rústica com flores delicadas e de uma beleza única.
    Adoro ver suas plantinhas! Beijinhos, lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Compreendo o ferox para feroz ;)
    Mas tem a sua beleza...
    Bjs e bom fim de semana !
    Anna

    ResponderExcluir
  3. Uma beleza de cactos especialmente a euphorbia em floração.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  4. Me encanta este ejemplar, mis felicitaciones desde tu blog amigo Plantukis

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Simone, pelas magníficas Euphorbias! Apesar de conhecer muitas espécies deste género, desconhecia totalmente estas duas! Uma maravilha!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Que bonitas fotos, adorei! Gosto imenso das tuas partilhas!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  7. Gosto dos seus cactos. E das suas explicações.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Si, são lindas as mini flores amarelas da Euphorbia ainda não tinha visto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Simone!
    Os espinhos não me atrai. Não por mim, mas por causa das crianças e animais. Em casa não entraria somente por isso. A natureza sempre arruma uma forma de se proteger!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Muito bonitas estas suas plantinhas . Gostei muito de conhecer.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...