Menu

Image Map

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Cuidado com excesso de NPK e floração de cacto.


  Bom dia pessoal!

  Sempre que eu trago uma nova plantinha para casa eu sempre tento da melhor maneira possível cuidar dela, e assim ter futuramente muitas mudinhas dela, e ainda assim as mortes são inevitáveis, ou excesso de água ou sol ou também falta de algum deles, mas o excesso de fertilizante também é mortal para qualquer planta, e é isso que quero falar hoje, mas antes quero deixar um convite para que venham assistir á alguns vídeos que tenho postado no canal do blog que vocês podem conferir aqui ao lado e assistirem.

  O N-P-K como já falei aqui é nitrogênio, fósforo e potássio, que são substancias importantíssimas para as plantas, são os principais, além dos micro que são também uma gama de nutrientes que são também necessários mas em menor quantidade necessários pela planta.

  Sempre que vamos fazer uma adubação temos que saber que adubo estamos usando e também a quantidade que a planta necessita para que não venha a se tornar um veneno para ela, os adubos industrializados são mais fáceis ao meu ver, de saber a quantidade correta a ser aplicada, sempre lendo atentamente os rótulos atrás da embalagem.

  O emprego demasiado de fertilizante em qualquer planta pode abrir porta para pragas e crescimento exageradamente rápido, mas crescer rápido é bom né, para os apressadinhos isso é bom de mais, porém fertilização demasiada, provoca um crescimento exacerbado de forma que a planta se torna fraca e vulnerável á pragas, pois não foi respeitado seu período de crescimento, visando que os nutrientes são para manter a saúde da planta e não para crescimento, pois uma planta que esteja saudável e sendo respeitada, a seu tempo crescerá, florescerá e frutificará.

  Há plantas que demoram a chegar á vida adulta, quanto outras são mais rápidas, mas forçar um crescimento pode futuramente provocar a morte da planta, que não tem força necessária para lutar contra as pragas, pois seu crescimento vegetativo foi influenciado.

  Sempre cuide com o nitrogênio que é o componente principal de crescimento das plantas, sempre esteja atento ás épocas de adubação, aqui eu sempre suspendo a adubação no inverno, pois a maioria se não for todas entram em dormência e neste período elas não necessitam de nutrientes.

   Os cactos e suculentas são plantinhas que em seu habitats não tinham esta fartura de nutrientes que tem nas coleções, em seu habitats a falta de nutrientes e água foi o estopim para sua evolução e assim se adaptarem para não morrer, então aqui eu sempre coloco algum N-P-K de manutenção que seria 10-10-10, porém ultimamente tenho usado um de floração em que o P é em quantidade maior, mesmo assim de mês em mês.

   Na foto acima podemos ter um exemplo de como o rótulo tem informações sutis de quantidade e também de modo de uso, quanto aos adubos orgânicos o que nos resta é ter bom senso e saber dosar sem abusar, como por exemplo a água do húmus que é rica em nitrogênio, mas pode ser usada de 15 em 15 dias com intervalos de rega não mais que isso. 

   E abaixo as fotos são de cair o queixo, este pequeno cacto que não é nada fã de água, e super pequeno, deu lindas flores cor de rosa, gravei vídeo dele também com alguns detalhes confiram no canal.

  A ID dele eu não tenho certeza, então não vou me ater á identificação, mas confiram no vídeo o nome de um espécime bastante familiar á ele.
  Simone Felic.




 Veja também: Hawortia attenuata.

E não esqueça de conferir o canal clicando aqui.

7 comentários:

  1. Lindas flores e como tudo na vida, há de se ter cuidado com tudo, mesmo querendo o bem à elas fazer! beijos, chica, lindo fds!

    ResponderExcluir
  2. Siempre siempre cuidadito con los abonos ya que podemos estropear una planta en un visto y no vito. Un saludo desde Plantukis y muchas gracias por la información

    ResponderExcluir
  3. Olá, minha querida!
    Obrigada, pelas informações preciosas, lindas suas plantas!

    Beijinhos, ótimo findes junto a sua família ♥

    ResponderExcluir
  4. Tenho um vaso com 3 tipos de cactos.
    São boas informações, sim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Estou maravilhada com esse cacto! Aqui uso com cuidado para prejudicar as plantas

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  6. Sempre excelentes conselhos para tratar as plantas, Simone.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. POR ISSO AS SUAS PLANTAS ESTÃO SEMPRE LINDAS, SÃO BEM CUIDADAS, BJS AMIGA

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...